As unidades de emergência da rede estadual de saúde registraram 1.502 atendimentos durante o período de Carnaval, entre sábado (1º) e quarta-feira (5). O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (6), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e inclui dados do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
O HEA, referência no Agreste alagoano, contabilizou 963 atendimentos. Acidentes de trânsito foram os principais motivos de internação, totalizando 228 casos, dos quais 150 envolveram motocicletas.
Leia também
A unidade também recebeu:
28 vítimas de agressão, sendo 17 físicas, cinco por arma branca e seis por arma de fogo;
81 atendimentos a pessoas com corpo estranho no olho, ouvido, garganta ou nariz;
18 casos de mordida de cachorro;
31 atendimentos por picada de escorpião e 13 por picada de inseto;
162 vítimas de queda da própria altura e 38 de queda de altura;
18 casos de intoxicação exógena;
Dois casos de afogamento;
21 vítimas de acidente de trabalho e 11 de queda de animal.
Durante os dias de folia, o HEA realizou 29 procedimentos cirúrgicos e 23 exames de tomografia computadorizada.
HGE
Já o HGE, maior unidade de emergência da capital, assistiu 539 pacientes durante o Carnaval. Casos clínicos foram a principal demanda, totalizando 336 atendimentos.
A unidade ainda registrou:
20 vítimas de violência, incluindo lesões por arma de fogo, arma branca e agressões físicas;
113 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito;
50 pacientes com ferimentos decorrentes de acidentes casuais;
Seis casos de acidente de trabalho;
62 pacientes passaram por cirurgia.
As equipes médicas permaneceram de plantão para garantir assistência emergencial à população durante todo o período carnavalesco.



